O que vejo pelo mundo

Minha idéia sobre este espaço é escrever sobre minha visão, meu entendimento a respeito das coisas que estão aí pelo mundo. Será um belo exercício de organização, pois sempre acabo esquecendo de registrar alguma coisa interessante que me valeu uma reflexão. Espero que compartilhem comigo dos escritos que nascerão aqui: concordem, discordem, reflitam, reconsiderem ... só espero que não ignorem por completo!

sexta-feira, fevereiro 23, 2007

Amigos especiais

Sempre fui fã dos meus animais. Eles vivem me ensinando melhores maneiras de viver a vida. Eles nos seduzem se deixando seduzir. Mostram sua força na imensa fragilidade que possuem. Indepedência na dependência que têm. Qual a melhor forma de fazer um bichinho feliz? Tenho esta preocupação. Eles não sabem falar a nossa língua. Como saber, então, se estão felizes? Se se sentem satisfeitos com o lar onde estão?
Neste momento meus filhotes dormem, serenos... ge
ralmente correm a casa inteira, brincam... mas agora estão dormindo. Hoje está mesmo um dia preguiçoso, chuvoso, introspectivo. E assim, dormindo, parecem ainda mais frágeis.
Fico imaginando: por que será que sou tão feliz ao lado deles? Mesmo com todas as limitações que eles têm, eu os amo e eles sabem demonstrar seu amor por mim. Eles sabem conquistar seus donos! No fundo, eles são meus donos, isso sim. Por que vale a pena dedicar amor a estas vidas? Eles não vão ajudar a pagar nossas contas? Ah! Aí é onde mora o trunfo dessas delicadas vidas. Eles não vão nos amar menos se a nossa conta bancária não tiver mais. Eles são amigos incondicionais!
Como é maravilhoso chegar em casa e ver um a
migo derrubá-la pra te receber. Estar em um cômodo da casa e, de repente, ver ele cheio, repleto, com todos os seus amigos. Eles vêm, nos procuram, nos acham e ficam por perto. Cada um tem uma personalidade tão marcante, tão especial, tão única! Um é mais assustado, outro parece não ter medo de nada.
O Félix, por exemplo, é um gatinho muito independente. Quando eu não havia entendido ainda que as ruas não são um lugar seguro para ele, ele podia sair à vontade. Ultimamente ele está somente em casa, protegido. Sabe como ele me retribui? Me chamando para lanchar com ele. Verdade! Sempre que ele está com fome, me chama para acompanhá-lo até seu comedouro. Ele sabe chegar lá sozinho
, mas prefere minha companhia! E escolheu um cantinho alto do meu quarto para dormir. Fica de lá velando meu sono.
O Frajola, meu bebê-gatinho, de apenas cinco meses, chegou aqui em casa tão pequenino. Ainda não tinha dentes. Demos mamadeira pra ele conseguir sobreviver. Quando tomava leite, mexia as orelhas, uma graça. Quando a gente acorda ele nos acompanha até o banheiro. Faz carinho no pé da gente enquanto nos preparamos pro banho. E parece que tem uma maquininha de fazer rom-rom, tão alto que é. Quando alguém entra no box ele fica na parte de fora, esperando a gente sair pra acompanhar na saída também.
O Luke, meu poodle+cocker mais vira-latas do
mundo, é um garotão de quase três anos. Também chegou bebê aqui em casa, com menos de um mês. Andava de lado, tombava nas coisas, mordia tudo e todos. Aprendeu a fazer uma porção de gracinhas só pra ganhar petiscos. Quando chega qualquer pessoa da estima dele, corre para pegar sua bolinha e convida-a para brincar. Ah, ele odeia tomar banho. O-de-ia. Em compensação, se pegar sua coleira, fica maluco. Adora dar uma voltinha.
Bobby é um cãozinho ancião. Tem treze anos. Era o cachorrinho da minha avó. Ela se foi e me deixou ele como herança. Velhinho com alma de filhote. Chora quando quer comer, não é bobo nem nada. Tem o olhar sábio que a idade o confere. É terno, não tem mais a euforia dos mais novos. Mas, nem de longe, é um cãozin
ho triste. Ao contrário.
Eles se dão muito bem, os quatro. Um faz companhia ao outro. Outra lição: mesmo tendo um jeito de viver diferente do outro, com pontos de vista diferentes e com objetivos diferentes, podemos conviver com o outro, trocar experiências, ser felizes juntos.
Fico pensando no dia que eles partirem. Não, não faço disso uma obsessão, não penso nisso o tempo todo. A gente imagina e sofre, só isso. No entanto, uma coisa é certa, aprendi com uma amiga. A dor da perda desses amigos, quando ocorrer, será certamente superada pela alegria, serenidade, aprendizagem, companherismo, despreendimento e tudo o mais que eles, de forma forte sem ser pretenciosa, me ensinaram e me ensinarão a viver.


7 Comentários:

Às sábado, março 10, 2007 , Blogger Henrique Fogli disse...

Lindo texto!

 
Às sábado, março 10, 2007 , Blogger Unknown disse...

Bela reflexão...tenho um cachorro também acredito que ele seja feliz se é que um cachorro possa vir a ser triste...

 
Às sábado, março 10, 2007 , Blogger André Martins disse...

E tem gente dizendo por aí que os animais vivem por instinto...
Tolinhos, tolinhos,...
heheheheheheh
Bjs

 
Às sábado, março 10, 2007 , Blogger Luisa Peixoto disse...

Muito bom o texto Anninha! :)

 
Às domingo, março 11, 2007 , Blogger Vanessa Lee disse...

Nossos pets são uns fofuxos, mesmo! Gugu mesmo é uma comapanhia maravilhosa!
Eu fiz outro post, só pra aquele não ser mais o último.

 
Às domingo, março 18, 2007 , Blogger Guilherme Gomes Ferreira disse...

haushhshuashasua
Cachorro é tudo de bom!

Sabe, o teu cachorro ancião lembra a minha cadelinha, pelo tipo de raça e pêlo, e tb pq a "Bety (Helisabeth Ferreira, Bety só pros íntimos heheheheh) tb é uma anciã...ela sonha enquanto dorme, dorme no quarto da minha mãe e é cheia d frescuras rsrsrs

Lindo o que vc escreveu, adorei!
beijo!

 
Às domingo, abril 01, 2007 , Anonymous Anônimo disse...

Que lindo, adorei o teu blog!

É muito emocionante ler relatos de gente que ama seus bichinhos, porque eu também amo os meus e sei como é, então só quem sente o mesmo pode se emocionar com isso.

Em dias chuvosos, adoro ficar observando os gatinhos aninhados nas cobertas, é tão relaxante...

Beijos

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial